Gerenciamento de Riscos na Construção Civil

A construção pode ser um negócio arriscado. Cada projeto é único e traz seu próprio conjunto de desafios e oportunidades. Identificar e gerenciar riscos de projetos de construção pode ser complicado, mas não impossível com planejamento e execução cuidadosos. 

Quando um risco se torna realidade, pode perturbar e inviabilizar um projeto, razão pela qual a gestão de riscos na construção é tão importante. Continue a leitura deste artigo para compreender como avaliar, controlar e monitorar adequadamente os riscos, uma vez identificados.

Tipos de Riscos na Construção Civil

Para um gerenciamento adequado dos riscos é necessário conhecer os tipos de riscos inerentes aos projetos de construção. Estes podem ser financeiros, contratuais, operacionais e ambientais, e podem ser causados ​​por fontes internas e externas.

Os riscos comuns incluem:

  • Riscos de segurança que levam a acidentes e lesões nos trabalhadores;
  • Desenhos incompletos e espaço para movimento mal definido;
  • Condições do local desconhecidas;
  • Contratos mal escritos;
  • Aumentos inesperados nos custos de materiais;
  • Escassez de mão de obra;
  • Danos ou roubo de equipamentos e ferramentas;
  • Desastres naturais;
  • Problemas com subcontratados e fornecedores;
  • Escassez de materiais de construção;
  • Má gestão de projetos.

Quando os riscos se concretizam, podem ter um sério impacto nos custos, nos cronogramas e no desempenho do seu projeto, o que levará a atrasos e paralisações no futuro. A boa notícia é que a maioria desses riscos pode ser gerida e mitigada com um planejamento adequado e uma boa gestão de projetos.

Identificando Riscos nos Projetos de Construção

Identificar os riscos exclusivos do seu projeto é algo que deve ser feito o mais cedo possível, de preferência durante a fase de pré-construção. Lembre-se, se você não conseguir identificar e gerenciar um risco potencial do projeto, estará, basicamente, aceitando o risco caso ele se apresente durante o projeto.

Realize sessões de brainstorming com a equipe do projeto e as partes interessadas para identificar riscos. Neste ponto, você não está procurando resolver nenhum problema. O objetivo aqui é identificar o maior número possível de cenários que possam impactar negativamente o projeto. 

Certifique-se de contar com a prática, a experiência e a base de conhecimento de sua equipe. Revise projetos anteriores com tamanho, escopo e localização semelhantes aos que você concluiu para entender melhor os riscos de construção que seu projeto atual enfrenta.

Outra estratégia interessante para evitar que os riscos surjam à medida que o projeto avança é realizar reuniões regulares para revisar seus esforços atuais de gerenciamento de riscos e identificar quaisquer outros problemas que possam surgir em um futuro próximo.

Processo de Gerenciamento de Riscos

Depois de identificar os riscos potenciais para o seu projeto, você precisa sentar e avaliar cada risco com base na probabilidade de se tornar realidade e no impacto que terá no projeto, caso ocorra. Classifique o impacto e a probabilidade de cada risco como alto, médio ou baixo.

Os riscos de alto impacto e alta probabilidade devem ser tratados primeiro, enquanto os riscos com baixa probabilidade e baixo impacto podem ser abordados por último. Considere a quantidade de tempo, dinheiro e trabalho que cada risco exigirá para ser gerenciado com eficácia.

Agora que você classificou os riscos, analise cuidadosamente cada um deles e determine se é possível mitigá-los  ou eliminá-los definitivamente. 

Como a AltaBase-ObraSoft Pode Ajudar

Uma boa gestão de riscos na Construção Civil requer um alto nível de colaboração e comunicação com todas as partes envolvidas. Manter todos na mesma sintonia e trabalhar juntos permitirá identificar e gerenciar os riscos antes que eles se tornem um problema. 

Com a AltaBase-ObraSoft você tem acesso a todas as ferramentas que precisa para Gestão de Riscos em um Único Sistema. Algumas aplicações do Software incluem:

  • Checklists, Auditorias e Inspeções de Campo;
  • Planos de Ação;
  • Controles de Vencimentos;
  • Construtor de Fluxos e Formulários;
  • Gestão de Contratadas (Documental e Operacional);
  • Triagem e Rastreamento de COVID-19;
  • DDS – Diálogo Diário de Segurança;
  • RDO – Relatório de Diário de Obra;
  • FVS – Ficha de Verificação de Serviço;
  • PT – Permissão de Trabalho.
  • Investigação de Ocorrências;
  • Ordem de Serviço;
  • Ouvidoria;
  • Programas de Reportabilidade;
  • Relatórios em BI – Business Intelligence (KPIs – Key Performance Indicators / Indicadores Proativos e Reativos).

Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita. Lembre-se que os riscos quando gerenciados de maneira eficaz podem trazer equilíbrio em todas as áreas do seu projeto.

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